Quem inventou essa teoria foi Jon Negroni. Todos já tevem ter se considerados gênios por somente ter visto a Bola da Pixar nos filmes ou o Carro do Pizza Planet. SÓ QUE NÃO. Tem muitos mini detalhes que não percebemos mas que fazem com que todos os filmes da Pixar sejam em um só universo.
Há alguns meses assisti um vídeo do Nostalgia apresentando a ideia de que todos os filmes da Pixar existem dentro de um mesmo universo.
Desde então estou obcecada com esse conceito, trabalhando na Teoria Pixar, um trabalho que conecta todos os filmes em uma mesma timeline.
Essa teoria cobre todas as produções da Pixar: Toy Story, Toy Story 2, Toy Story 3, Vida de Inseto, Monstros S.A., Procurando Nemo, Os Incríveis, Carros, Carros 2, Ratatouille, Wall-E, Up, Valente e Universidade Monstros.
Valente é o primeiro e último filme da timeline.
Esse filme é sobre um reino Escocês durante a Idade Média, mas é o único que explica o por que de animais se comportarem como humanos nas produções da Pixar.
Em Valente, a Merida descobre que existe uma mágica que pode solucionar seus problemas, mas sem querer, transforma sua mãe em um urso. Descobrimos que essa mágica vem de uma bruxa estranha aparentemente ligada às luzes mágicas.
Nós não só vemos animais se comportando como humanos, mas também vemos vassouras (objetos inanimados) agindo como pessoas na casa da bruxa.
Também descobrimos que essa bruxa inexplicavelmente desaparece toda vez que atravessa portas, nos fazendo acreditar que ela talvez nem exista. Vamos com calma, já volto a Valente. Por enquanto, vamos deixar registrado que a bruxa é alguém que conhecemos de um outro filme dessa timeline. NÃO SE ESQUEÇAM DELA!
Depois de séculos, os animais de Valente que passaram por experimentos da bruxa e se reproduziram, criando uma grande população de animais com personalidade e inteligência própria.
Temos duas linhas de evolução:
1 )animais
2 )inteligências artificiais.
Os eventos dos filmes que vem agora, apresentam uma luta de forças entre humanos, animais e máquinas.
No caso dos animais, esse conflito é apresentado em Ratatouille, Procurando Nemo e Up. Perceba que não coloquei Vida de Inseto nesse meio, mas depois explico o motivo.
Em Ratatouille vemos animais experimentando essa humanização em coisas pequenas e controladas. Remy quer cozinhar, algo que apenas humanos fazem. Ele cria uma relação com um grupo de humanos e se dá bem. Enquanto isso, o vilão do filme, Chef Skinner, desaparece misteriosamente. O que aconteceu com ele? O que ele fez com sua descoberta que animais são capazes de mudar seus instintos e fazer tarefas melhor que os humanos?
É possível que Charles Muntz, o vilão de Up, tenha ficado sabendo desse rumor e tido a ideia para suas intenções, que mostrassem os pensamentos dos animais, como seus cães, pelos seus colares de tradução. Esses colares mostraram pra Muntz que animais são mais espertos e até parecidos com humanos. Ele precisava dessa tecnologia para achar a ave exótica, que era obcecado, ele até chega a falar sobre os vários cachorros que perdeu desde sua chegada na América do Sul.
Mas, assim que Muntz morre, Doug e os outros cães dele ficam livres e não sabemos o que aconteceu depois, mas eu penso que Doug ganhou uma família e os outros cães foram adotados, pelas fotos que passam durante os créditos. Agora que os humanos descobriram o potencial dos animais, eles começam a ousar.
Para desenvolver novas tecnologias, os humanos começam um revolução industrial mencionada em Up.
Em Toy Story 3, um cartão postal na parede de Andy tem o nome e o endereço de Carl e Ellie. Isso confirma que em 2010, o ano que Toy Story 3 aconteceu, a Ellie ainda está viva. Isso reforça a ideia que Up acontece anos depois.
No começo de Up, Carl é forçado a abandonar sua casa para uma empresa, porque a cidade está se expandindo. Pense nisso. Qual corporação é culpada por poluir a Terra e terminar com a vida em um futuro distante por excessos tecnológicos?
Buy-n-Large (BNL), uma corporação que controla aparentemente tudo quando chegamos a Wall-E. No comercial feito para o filme, ‘A História da BNL’, é dito que a empresa chegou a controlar até os governos. Já deu pra entender que essa corporação alcançou domínio global?
O interessante é que essa mesma organização dá as caras em Toy Story 3, onde ela começou a espandir seus domínios:
Em Procurando Nemo temos uma população inteira de animais marítimos agindo em conjunto para salvar um peixe capturado por humanos.
A BNL volta a aparecer nesse universo em uma matéria sobre um belo mundo aquático. Os mundos estão colidindo em Procurando Nemo. Os homens estão se armando contra os animais inteligentes.
Mas pense na Dory por um instante. Ela é diferente da maioria dos peixes. Por quê? Ela não é tão inteligente. O problema de memória é consequência dela não ser tão avançada quanto as outras criaturas, o que é um explicação para a velocidade da evolução deles.
A continuação de Procurando Nemo, focada na Dory, provavelmente deve tratar desse tema e explicar mais. Também devemos ter mais evidêncas do clima tenso entre humanos e animais.
E esse é o filme mais distante do ponto de vista dos animais.
Já sobre os robôs, começamos com Os Incríveis. Quem é o principal vilão do filme? Você provavelmente pensou no Bochecha, o Síndrome, que é quem basicamente comete o genocídio dos super-heróis.
Tem certeza que foi ele? Pense de novo.
O Bochecha não tinha poderes. Ele usava tecnologia para se vingar do Sr. Incrível. Soa um pouco estranho que aquele homem tenha chegado ao ponto de cometer genocídio só por isso.
E como ele mata todos os heróis? Ele cria um robô assassino que registra os movimentos de todos os super-humanos e se adapta. Uma hora essa inteligência artificial se rebela contra ele, o que nos leva a acreditar que ele estivesse sendo manipulado pelas máquinas o tempo todo, para que elas se livrassem das maiores ameaça para a dominação mundial, os super-heróis.
O filme até mostra pequenos vídeos dos heróis com capas sendo mortos por obejtos inanimados, como turbinas de avião, elevadores, mísseis… "acidentalmente".
Alguém sugeriu que o Randall voltando no tempo teria inspirado Edna a criar o uniforme de invisibilidade da Violeta.
Alguns questionaram se o Síndrome estava ou não sendo manipulado pela sua tecnologia. Lembre-se que o filme sugere estar ambientado no passado. O começo parece ser nos final dos anos 60, o que significa que os eventos principais devem acontecer no começo dos 90.
Isso é a introdução para Toy Story, quando vemos máquinas questionando os sentidos de suas vidas. É possível que o Síndrome criou essa tecnologia para ser melhor que seu ídolo, mas isso não explica sua sede de vingança. Ele parece ter sido consumido pelo ódio, e isso me leva a pensar que as máquinas quisessem ser usadas para o objetivo do vilão. É isso ou as máquinas sabiam que matar os supers era a melhor forma de alcançar o domínio global pela BNL.
Mas porquê as máquinas querem se livra dos humanos? Sabemos que animais não gostam de humanos porque eles estão poluindo a Terra e fazendo experiências com eles, mas qual o problema das máquinas?
Aí entra Toy Story. Vemos humanos usando e descartando ‘objetos’ conscientes. Sim, os brinquedos amam seus donos, mas em Toy Story 2 e 3 vemos os brinquedos perderem a paciência.
Mas como assim? Brinquedos não são máquinas, mas são objetos inanimados. Então como eles são inteligentes? O Síndrome dá a resposta! Ele diz ao Sr. Incrível que o combustível dos seus lasers vem da Energia de Ponto Zero (energia eletromagnética existente no vácuo). É uma energia invisível e uma explicação razoável para como brinquedos e outros objetos ganham vida no mundo da Pixar.
Os brinquedos se rebelam contra Sid no primeiro filme. A Jesse é ressentida com sua dona, Emily, por ter sido abandonada (dá uma olhada aqui: Teoria da Pixar II). O Lotso odeia humanos, por ter sido substituído. Os brinquedos não estão satisfeitos com seu status, dando um motivo para que as máquinas não demorarem para ficarem livres dos humanos mais poderosos.
Com os supers extintos, a humanidade está vulnerável. Os animais têm a habilidade para tomarem controle do mundo (no estilo de Planeta dos Macacos), mas não vemos isso acontecer.
Da mesma forma, não vemos as máquinas tomarem controle. Por quê? Dá pra presumir que elas tomaram controle, mas não como esperávamos. Elas usaram a BNL para dominar o mundo.
Em cada um dos filmes de Toy Story é óbvio que os objetos com consciência confiam nos humanos para tudo. Para suas satisfações e até como fonte de energia. É mostrado que os brinquedos perdem a vida quando guardados, a não ser que estejam em um museu e sejam vistos por humanos.
Então as máquinas decidem controlar os humanos usando uma corporação que supre todos os seus interesses, levando a uma revolução industrial que resulta em… poluição.
Quando os animais se revoltam contra humanos para impedir a poluição da Terra, quem vai salvar os homens? As máquinas! Sabemos que as máquinas vencerão essa guerra: já que quando ela chega ao fim, não há mais animais na Terra. E quem sobra? Os Carros!
As máquinas desequilibram a situação, a Terra vira um lugar inabitável para humanos e animais, daí os humanos sobreviventes são colocados na Axiom como um último esforço para salvar a raça humana.
O único propósito dos humanos na Axiom é serem servidos pelas máquinas. Os humanos as tornaram seus dependentes para tudo, pois era assim que as máquinas eram tratadas quando eram brinquedos. E foi a vez dos humanos. É tudo que elas sabem fazer.
Enquanto isso, na Terra, as máquinas ficaram para povoar o planeta e seguir com a vida, isso explica como tradições e construções humanas continuam visíveis em Carros. Não há mais animais ou humanos nessa versão da Terra, já que todos deixaram de existir, apesar sabemos que ainda restaram influências humanas. Em Carros 2, os automóveis precisam ir para a Europa e Japão, deixando claro que se trata do mesmo planeta que conhecemos.
Então o que aconteceu com os carros? Até agora, sabemos que os humanos são a fonte de energia das máquinas. Por isso elas nunca se livraram deles. Em Wall-E é mostrado que a BNL pretende trazê-los de volta assim que o planeta estiver limpo, mas não deu certo. As máquinas acabaram morrendo na Terra, apesar de não sabermos como. Penso numa teoria em que aquela tempestade que aparece no filme seja a causa, já que Wall-e fica desesperado sempre que ela aparece.
Sabemos que há uma crise de energia em Carros 2, com o petróleo sendo a principal fonte apesar de seus perigos. Descobrimos que a corporação Allinol está usando energia verde como um combustível para afastar os carros de formas alternativas de energia. Esse combustível ‘limpo’ poderia ter sido utilizado para exterminar rapidamente os carros.
Alguém lembrou que ‘all in all’ tem o
mesmo significado de ‘by and large’, fazendo Wall-E e Carros ainda mais ligados?
Aí retornamos a Wall-E.
Você já parou pra pensar por que Wall-E é a única máquina na Terra? Sabemos que o filme começa 800 anos após os humanos deixarem o planeta para a Axion, governada pelo Piloto Automático (outra máquina!).
Será que o fascínio de Wall-E pela cultura humana e sua amizade com a barata o tenham mantido focado em sua personalidade? Esse é o motivo dele ser especial e ter libertado os humanos. Ele lembrava do tempo em quem máquinas e humanos viviam em paz, unidos à poluição causado por ambos.
Depois que os humanos são libertados por Wall-E e retomam a vida na Terra, o que acontece com eles? Nos créditos finais de Wall-E vemos o sapato que tinha a 'última' planta do planeta. Ela cresce e vira uma bela árvore. E que árvore seria essa? A de Vida de Inseto.
Isso aí. A razão de nenhum humano aparecer em Vida de Inseto é por não ter muitos deles ainda. Sabemos que alguns insetos sobreviveram pela barata de Wall-E. Eles teriam se multiplicado mais rápido que os outros seres, apesar do filme ser distante o suficiente na timeline para os pássaros também terem retornado.
Mas tem mais! Vida de Inseto discordou bastante quando comparou as várias retratações de animais. Ao contrário de Ratatouille, Up e Procurando Nemo, os insetos têm muitas atividades humanas, algo que os ratos de Ratatouille estão apenas experimentando. Os insetos tem cidades, cafés, sabem o que é um bloody mary e até tem um circo. Daí presumimos que o filme é em um período diferente.
Outra coisa que diferencia Vida de Inseto dos outros filmes da Pixar é o fato de ser o único, além de Carros e Carros 2, que nem mesmo cita os humanos!
Ok. Há muitos questionamentos sobre a ideia de que Vida de Inseto seja pós-apocalíptico, mas prestem atenção! O que me fez investir nessa ideia é a grande diferença entre o mundo dos insetos e dos animais.
Em nenhum outro filme da Pixar há animais usando roupas, invenções malucas, animais criando máquinas ou tanta influência a ponto de existir bares e cidades. O que há de mais humano em Procurando Nemo é uma escola, algo mínimo. Em Vida de Inseto há um mundo onde não vemos a presença humana.
Numa cena do filme, uma formiga pede ao Flik para não abandonar a ilha porque há cobras, pássaros e insetos maiores por lá. Ela não cita humanos. Sim, há alguns humanos, como o garoto que arrancou as asas de um inseto mendigo, mas isso só é possível no mundo pós-Wall-E.
Outra coisa, os insetos devem ser radioativos para viverem por tanto tempo. A vida de um formiga costuma não durar mais de três meses, mas essas sobrevivem por um verão inteiro e estão por ali há muito mais tempo. Um das formigas chega a dizer que “voltou a se sentir com 90”. Isso é coerente se você aceitar que as formigas evoluíram e seus genes foram modificados.
O que acontece agora? Humanidade, máquinas e animais crescem e vivem em harmonia até o nascimento de uma nova super espécie. Monstros! O mundo dos Monstros na verdade é a Terra em um futuro distante.
De onde eles vieram? É possível que os monstros sejam apenas animais modificados por causa da radiação da Terra ao longo daqueles 800 anos.
Não durante Wall-E. Acho que levou centenas de anos pós-Wall-E para os animais se tornarem monstros.
Esses monstros parecem com versões modificadas dos animais, mas maiores e civilizados. Eles tem cidades e faculdades, como vemos em Universidade Monstros.
Alguns me lembraram que não se explica o que aconteceu com os humanos. Não encontrei ainda uma teoria que gosto, mas estou pensando na ideia que monstros e máquinas esqueceram de seus vínculos com os humanos e voltaram a se livrar deles, só tendo consicência desse erro quando os humanos foram extintos, levando à necessidade da viagem do tempo. Outra explicação é que os humanos simplesmente não conseguiam mais sobreviver na Terra com a radiação.
Em Monstros S.A. há uma crise de energia, pois eles estão em um futuro distante da Terra em que não existem mais humanos. E eles são a fonte de energia, mas graças às máquina os Monstros encontram uma forma de usar portas para viajar para o mundo dos homens.
Mas não são dimensões diferentes!
Os monstros estão viajando para o passado. Eles estão armazenando energia para evitar a própria extinção quando a humanidade dominava toda a Terra.
Apesar de muito tempo ter passado, os monstros/animais nunca perderam seu ódio em relação aos humanos. A ideia de que qualquer toque de um humano poderia destruir o mundo deles, vem de instintos passados. Por isso eles assustam humanos para armazenar energia, até descobrirem que risos (energia verde) são mais eficiente por ser naturalmente positiva.
Eu particularmente prefiro essa teoria: as máquinas e os monstros criaram as portas de viagem no tempo, mas perceberam que mexer com o passado poderia mudar a história e até apagar suas existências. Daí eles enganaram alguns monstros com a teoria de que humanos são tóxicos e de outra dimensão, tornando mortal qualquer interação com esse mundo.
Até vemos uma conexão entre Vida de Inseto e Monstros S.A. com o trailer que aparece nos dois filmes. Como você pode ver, o trailer é o mesmo, apesar do em Vida de Inseto ser mais antigo, acabado e com a vegetação seca, enquanto o de Monstros S.A. (no qual Randall é enviado por uma porta) tem humanos, parece mais novo e está cercado por grama alta e árvores.
Algumas pessoas dizem que o trailer não deve ser nada além de poeira no mundo pós-apocalíptico de Vida de Inseto. Não concordo por causa do estado de alguns dos prédios em Wall-E. Também lembraram da armadilha elétrica para insetos? Sua energia poderia ser solar, assim como o Wall-E. Os insetos provavelmente usavam como uma fonte de luz para indicar a Cidade dos Insetos. Outra coisa, o trailer de Vida de Inseto não é iluminado como no trailer de Monstros S.A.
Daí Monstros S.A. é o filme da Pixar ambientado no futuro mais distante.
No final, humanos, animais e máquinas se entenderam e finalmente encontraram uma forma de viver em harmonia.
E tem a Boo. O que você acha que aconteceu com ela? Ela viu tudo acontecer em um futuro distante, na Terra em que o gatinho podia falar. Ela ficou obcecada em descobrir o que aconteceu com seu amigo Sully e o motivo de animais não serem tão espertos quanto aqueles que ela conheceu no futuro. Ela lembrava que eram as portas que a levariam ao Sully e acaba virando…
A BRUXA.
Sim, Boo é a bruxa de Brave. Ela descobre como viajar no tempo para encontrar Sully. As luzes mágicas são a fonte dessa magia. Ali começou tudo e, como uma bruxa, ela desenvolve essa mágica como um esforço para encontrar o Sully usando portas que vão e voltam no tempo.
Só para esclarecer: a teoria é que a Boo descobriu sozinha como usar as portas para viajar no tempo. Ela provavelmente foi para a Idade Média para pegar mais mágica das luzes.
Como sabemos disso? Em Valente dá pra ver rapidamente um desenho na casa da bruxa. É o Sully. Não é montagem, eu mesma vi e confirmei, é verdade.
Vemos até o caminhão da Pizza Planet em uma escultura de madeira da bruxa, e isso só faz sentido se ela já tiver visto um… (e tenho certeza que viu, pois o caminhão está presente em todos os filmes da Pixar).
Você lembra da Merida abrindo as portas e a bruxa constantemente desaparecendo? Elas são feitas da mesma forma das portas de Monstros S.A. Elas transportam pelo tempo, e esse é o motivo da Merida não encontrar a bruxa.
Muita gente me lembrou dos vários easter eggs presentes em todos os filmes da Pixar. Citei poucos deles, mas uma boa teoria pensada por algumas pessoas sugere que eles foram colocados pela Boo, seja propositalmente ou não, em sua busca pelo Sully. Algo que reforça essa ideia é o fato de todos os easter eggs de Valente estarem na casa dela.
Aqui, vai um vídeo do Nostalgia, que fala sobre essa teoria de um modo fácil de se entender:
OBS.
Os Easter Eggs da Pixar são os personagens de filmes em outros como:
No final das contas, o amor dela pelo Sully é o que une os filmes da Pixar. O amor de pessoas diferentes, de idades diferentes e até de espécies diferentes tentando encontrar formas de viver na Terra sem destruí-la por pura luxúria.
E essa é a Teoria Pixar.
Obrigada por lerem
P.S- Se não entenderam alguma parte, não hesitem em perguntar nos comentários que eu vou responder.
♥Pane♥
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