Eu tô um pouquinho sumida do blog, mas é que além de terem algumas provas na escola eu estava em uma completa crise de criatividade. Aí lá estava eu assistindo Telecine quando começa a passar Valente. Gente, eu amo esse filme mais que tudo no mundo! Além de ser a primeira história de princesa da Pixar, da Merida ser minha princesa favorita, da Elinor parecer com a minha mãe (sim, eu sou a Merida aqui de casa) o filme passa uma mensagem linda.
...
Então cá estou eu para falar sobre curiosidades desse filme mara!
(BÔNUS: Veja a Merida na aste do B e Elinor na do E)
1. Os cineastas de Valente queriam mudar o logotipo do Castelo da Cinderela, que mostra no início de cada filme da Disney, no Castelo DunBroch (assim como fizeram em Malévola). Eles também consideraram a adição de uma gaita de foles para o logotipo da Pixar.
2. Os animadores tiveram que aprender pessoalmente a coreografia para as cenas de luta do filme. Eles praticavam um com o outro até que se tornaram especialistas em como as pessoas se movem durante as lutas.
3. Durante a produção do filme, o diretor Mark Andrews e a produtora Katherine Sarafian se preparavam para grandes reuniões se revezando fingindo ser o público do outro. Esta se tornou a inspiração para a cena épica onde Fergus finge ser Merida enquanto Elinor pratica sua fala.
4. Os cineastas decidiram mostrar Merida cuidando de Angus por ela mesma em vez de ter alguém para fazer isso por ela, porque eles queriam desafiar as expectativas do público de como a princesa deveria ser. Merida desafia estereótipos e nós a amamos por isso!
5. Murmúrios incompreensíveis do MacGuffin é realmente um dialeto escocês autêntico chamado dórico. Foi dado ao dublador suas linhas em inglês e ligou para a mãe antes de gravar para que ela pudesse ajudar a traduzi-las em dórico. Mais uma admirável prova de que as mães são as melhores.
6. Em vez de uma competição de arco e flecha para ganhar a mão de Merida, o roteiro original dizia ser uma competição de arremesso de toras. Estamos felizes que os escritores mudaram isso, porque "Eu vou jogar toras pela a minha própria mão!" não tem exatamente o mesmo impacto.
7. Na cena que Merida briga com Elinor, Emma Thompson (que deu voz à Elinor) chocou os diretores sozinha trabalhando em uma intensa raiva maternal. Ela ainda improvisou uma fala arrepiante que infelizmente não entrou na cena, "Haverá fogo e espada se não sair direito!"
8. O filme originalmente retratava a transformação de Elinor em um urso, mas os diretores descartaram a cena, porque quando começava a brotar cabelo em Elinor temiam que o público poderia pensar que ela estava se transformando em Fergus.
9. Merida mede 1,62m e Elinor urso mede 2,77m quando de pé. A diferença de altura foi um desafio para os animadores, às vezes eles tinham de "afundar" Elinor no chão para conseguir encaixar as duas personagens na mesma cena. Supõe-se que é apenas um dos muitos perigos de se transformar em um urso.
10. O roteiro originalmente dizia que os trigêmeos distraiam Fergus projetando uma sombra na parede usando um boneco de urso. Os escritores mudaram o boneco por um frango em uma vara, porque eles acharam que era mais engraçado (obviamente concordamos com eles).
11. Os diretores quase cortaram a cena de flashback comovente de Elinor e Merida pequena cantando uma canção de ninar, devido à dificuldade de animar Merida como uma criança. Eles finalmente conseguiram fazer a personagem escalando para baixo a animação da Merida adolescente e, em seguida, fazendo suas feições mais jovens, resultando na pequena mocinha adorável que todos nós conhecemos e amamos.
12. As primeiras versões do Valente mostrava a maior parte do filme se passando na neve devido ao feitiço da bruxa que afeta toda a terra de DunBroch. Os cineastas desistiram dessa ideia para mostrar as cores da bela paisagem escocesa. (Você pode achar algumas cenas rápidas de neve no trailer do filme)
13. Os cineastas gravaram seus filhos sussurrando para criar o som dos Wisps (Luzes Mágicas). Eles queriam algo que parecia ao mesmo tempo bonito e misterioso (acertaram em cheio).
14. O script originalmente fazia Elinor ficar num "vai e vem" de humana para urso durante sua luta com Mor'du. Humana ou não, Elinor é a definição de feroz mamãe urso.
15. Quando Mor'du morre, sua alma se torna uma Wisp. Os diretores acharam que ele deveria se redimir conduzindo outros em direção a seu destino e longe do mal que consumiu dele durante sua vida.
PANE