terça-feira, 1 de julho de 2014

LIVRO- Percy Jackson e os Olimpianos

Hey little people!
Terminei de ler "O Último Olimpiano" de madrugada, eu levei umas 3 broncas durante a leitura (terminei às 4 da matina). Pois é, já estou atrasadíssima com essa leitura (já que o último livro é de 2009).
E acabou se transformou na minha saga predileta.
PERCY JACKSON E OS OLIMPIANOS
Autor: Rick Riordam
Editora: Intrinseca
Títulos: O Ladrão de Raios
            O Mar de Monstros
            A Maldição do Titã
            A Batalha do Labirinto
            O Último Olimpiano
A coleção de Percy Jackson e os Olimpianos são cinco livros, cada um com uma aventura diferente, mas que fazem parte de um objetivo maior, uma grande profecia.

 “Um meio-sangue, dos deuses antigos filho,
Chegará aos dezesseis apesar de empecilhos
Num sono sem fim o mundo estará
E a alma do herói, a lâmina maldita ceifará
Uma escolha seus dias vai encerrar
O Olimpo preservar ou arrasar.”

O Ladrão de Raios

Conhecemos o Percy Jackson de 12 anos, que nunca conheceu seu verdadeiro pai, vivia com a mãe Sally e o padrasto asqueroso Gabe. Disléxico e com déficit de atenção que passou a vida inteira sendo expulso dos colégios ano após ano. E se não bastasse isso tudo, os filhos dos deuses atraem os monstros. 

Percy foi atacado por sua professora e a partir daí sua vida não foi mais a mesma. Grover, um Sátiro que tem que protegê-lo, o levou para o Acampamento Meio-Sangue, onde filhos dos deuses podem viver com um pouco mais de tranquilidade (#maisoumenos).
No acampamento, ele conhece Annabeth e Luke que se tornam amigos logo de primeira.
Percy é reconhecido como um filho de Poseidon, e então começa a descobrir que tem poderes especiais, dignos de um filho de Poseidon.
Quando se dá conta, é acusado de roubar o Raio-Mestre de Zeus,então é mandado ao Oráculo para receber sua missão.
“Você irá para oeste, e irá enfrentar o deus que se tornou desleal.
Você irá encontrar o que foi roubado,
e o verá devolvido em segurança.
Você será traído por aquele que o chama de amigo.
E, no fim, irá fracassar em salvar o que mais importa.”
Para evitar uma possível guerra entre os deuses, Percy, Grover e Annabeth partem em uma perigosa aventura para encontrar o Raio-Mestre até o Solstício de verão.

 

O Mar de Monstros

Percy e companhia estão em busca do Velocino de Ouro, a única coisa que pode proteger da destruição seu lugar predileto e o mais seguro do mundo: o Acampamento Meio-Sangue. A árvore de Thalia fora envenenada, e as fronteiras mágicas que protegem o Acampamento estão ameaçadas. E além da busca pela salvação do Acampamento, Percy vai resgatar Grover das mãos de Polifemo, o grande monstro.

Assim, Annabeth, Percy e Tyson devem viajar pelo Mar de Monstros, ou Triângulo das Bermudas, e procurar o Velocino. Lá, Percy irá questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição.
 


A Maldição do Titã

Percy, Annabeht e Thalia vão atrás de dois meio-sangues, mas o que eles não esperavam era que Annabeth acabaria sendo sequestrada pelo monstro que estava de olho nos irmãos Di Angelo
A deusa Ártemis também é sequestrada e outra profecia é revelada:

"A oeste, cinco buscarão a deusa acorrentada,
Um se perderá na terra ressecada,
A desgraça do Olimpo aponta a trilha,
Campistas e Caçadoras, cada um, brilha,
A maldição do titã um deve sustentar,
E, pela mão do pai, um irá expirar."

Na busca pela deusa Ártemis vão Zoë, Bianca, Thalia e Gorver. Percy fica de fora por incrível que pareça, mas temporariamente. Então eles partem em sua jornada, e Percy decide que irá atrás de Annabeth e salvá-la. Ele os segue e descobre quem está por trás do sequestro de Ártemis, então entra para o grupo dos buscadores da deusa que são perseguidos por vários, e vários, e vários monstros. 
Eles percorrem vários quilômetros para enfrentar Atlas, que foi condenado por Zeus a sustentar o céu (literalmente) e tudo fica ainda mais complicado (por incrível que pareça).

A Batalha do Labirinto

Percy está prestes a começar o ano letivo em uma nova escola, ele já não esperava que fosse agradável, mas ao dar de cara com lideres de torcida monstruosas e mortas de fome, vê que tudo, sempre, pode ficar ainda pior.
O começa a se esgotar e a batalha entre os deuses do Olimpo e Cronos, o Senhor dos Titãs, fica cada vez mais próxima. Mesmo o Acampamento se torna vulnerável à medida que os exércitos de Cronos ficam mais fortes e se preparam para atacar suas fronteiras, até então impenetráveis.

E é dada finalmente uma missão à Annabeth: Entrar no Labirinto, achar a oficina de Dédalo e impedir que o Fio de Ariadne caia nas mãos de Luke e Cronos, que usariam muito bem essa oportunidade para aniquilar o Acampamento Meio-Sangue. Então ela recebe uma nova profecia:

"Descerás na escuridão do labirinto infinito,
O morto, o traidor e o perdido reerguidos.
Ascenderás ou cairás pelas mãos do rei espectral,
Da criança de Atena, a defesa final.
A destruição virá quando o último suspiro do herói acontecer,
E perderás um amor pra algo pior que morrer."

O Labirinto de Dédalo é um interminável universo subterrâneo que a cada curva pode te levar de Manhattan até o Novo México e revela as mais temíveis surpresas a cada passo.

Grover sente Pã cada vez mais perto, e o que as circunstâncias apontam é que Pã está em algum lugar no Labirinto.
Então, com mais esse objetivo, o grupo parte para a missão.
 

O Último Olimpiano 

As forças de Cronos já estão a postos para o ataque. Os meios-sangues passaram o ano inteiro se preparando para a batalha contra os titãs, e sabem que as chances de vitória são pequenas. A cada novo deus ou semideus que se une à causa, dá mais força ao titã. Os deuses se dividiram entre seguir Zeus na luta contra Tifão e juntar forças com Cronos. 
Com os deuses ocupados, resta aos semideuses se reunirem e armarem uma estratégia para derrotar Cronos, salvarem o Olimpo e tudo o que os deuses representam.

Cronos avança em direção à cidade de Nova York, onde o Monte Olimpo está vigiado por pouco menos que dez deuses menores. Agora, apenas Percy Jackson e seu exército de heróis podem deter o Senhor do Tempo.

Essa é uma batalha onde os pequenos farão toda a diferença, afinal o que são os heróis semideuses comparados à força dos deuses? E os deuses menores? Muitos destes últimos uniram força com Cronos, por sentirem que não possuíam espaço dentro do Olimpo. O combate que pode acarretar o fim da população ocidental ganha as ruas de Manhattan, e Percy tem a terrível sensação de que sua luta é contra o próprio destino. 

Não se esquecendo da próxima grande profecia, logo depois do novo Oráculo chegar ao acampamento e iniciando a aventura da segunda parte da saga: Heróis do Olimpo.

"Sete meios-sangue responderão ao chamado.
Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado.
Um juramento a manter com um alento final,
E inimigos com armas às Portas da Morte afinal."


OBS.
* Tyson era um completo rejeitado, e Percy estava sempre junto com ele, como um irmão. Apesar de se sentir envergonhado muitas vezes no Acampamento Meio-Sangue por sua causa, Percy continua ao lado de Tyson e se preocupando com ele – é muito bonitinho.
* Grover... O que tenho a dizer sobre ele? Adoro esse sátiro!!
* Acho muito difícil separar minhas impressões dos dois últimos livros desta saga, pois os li de uma vez só. Mas deu pra perceber muito bem como a escrita do Rick foi mudando junto com a maturidade do Percy, nos últimos livros ele focou bastante nas cenas de batalha. O que pra mim foi um pouco difícil porque tenho uma imaginação muito loca, e eu começo a imaginar umas coisas que não acontecem exatamente daquele modo. Hehehehehe
* Não tem um capítulo que não prenda o leitor e que o faça devorar cada página como se fosse um néctar de ambrosia ou uma flor de lótus, delicioso e viciante.

* Gostei muito de como Rick aborda as questões familiares, nos alertando para que o amor que nos une, seja de sangue ou pura amizade, pode nos fortalecer e derrubar qualquer barreira.

A família, seja ela unida ou não, ainda será uma família. São os laços simples e às vezes quebráveis que nos tornam pessoas únicas, boas ou não. Aprendemos e somos os que somos graças aos nossos pais. 
Às vezes nos decepcionamos com algumas coisas, mas as decepções só servem para nos fortalecer, erguer a cabeça e olhar que no fim do túnel sempre existirá a luz (esperança! Nunca a deixe escapar do jarro)
* Por mais que exista um personagem principal, o tio Rick conseguiu conduzir outras histórias paralelas como de Annabeth, Thalia, Grover, Luke, Rachel... E isso só coloca mais mistério, intriga e aventura na história.

* Acompanhar Percy Jackson é viver com ele e seus amigos, muitas aventuras de tirar o fôlego e que em cada volume fica mais intensa e perigosa! 
* Com esse livro podemos chegar a uma conclusão. Seja com 12 ou 16 anos, esteja no acampamento ou defendendo Manhattan, Percy será sempre Percy. Ele pode crescer e mudar, mais sempre teremos o gostinho da narrativa irônica dele. Sempre teremos Percy dentro de nós. 
E acho que é isso que Rick queria ao escrever essa saga, criar mais do que livros, criar pessoas que se emocionam e lutam, que são fortes e fracas, enfim, que são capazes de deixar qualquer mortal (como eu, infelizmente) com saudade.

♥Pane♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário